Banner
Banner

Batibumba é campeã da 46º torneio de Santa Luzia

Imprimir PDF

A comunidade da Olaria realiza anualmente, no dia 13 de dezembro, o torneio em homenagem À Santa Luzia. E na referida data, do corrido ano, o torneio teve a sua 46ª edição, com as equipes: Milan, Adobo, Batibumba, Baixão, Santo Antônio, Fojo e Olaria. O evento teve o apoio do Setor de Esportes da prefeitura de Aracatu.

Aracatu: Ornamentação do "Natal da Cidade" está bem atrativa

Imprimir PDF

Como é de praxe, a prefeitura de Aracatu, através das secretarias de Cultura e Desportos e Assistência Social, organiza a ornamentação natalina para o projeto "Natal da Cidade".

A ornamentação é composta de luminárias, presépio gigante, casa de Papai Noel e plantas na praça da Maria Branca. Também uma árvore gigante na praça Ladislau Klener. Há nos finais de semana, antecedentes ao Natal, apresentações musicais com artistas da cidade e da região, promovendo assim alegria entre os moradores e turistas. A abertura do "Natal da Cidade" ocorreu ontem (16) com o grupo caso Contrário e no sábado, haverá Bruno Caires, a partir das 20h, na praça Ladislau Klener.

E, neste ano, a novidade é a árvore gigante com muitas luzes, posta no centro da Lagoa da Gameleira, que, de longe, é avistada e apreciada por todos.

Zé Preto colabora com a preservação ambiental

Imprimir PDF

A preservação ambiental é uma das questões mais latentes, haja vista que a excessiva produção de lixo e o destino inadequado do mesmo prejudicam drasticamente a natureza e a sobrevivência humana e animal. E em Aracatu, o Senhor José, popular Zé Preto, faz um trabalho de coleta do lixo, o que contribui com a preservação da natureza e gera renda para ele. Zé coleta no lixão da cidade sacos plásticos e papelões e os vendem para uma empresa de Brumado, a qual faz o adequado processo de reciclagem dos materiais.

Aracatu: CAPS realiza Festa Natalina

Imprimir PDF

O CAPS Aracatu realizou a Festa de Confraternização Natalina ontem (16), à noite, na sede do próprio CAPS. Houve muita música, Coral dos Usuários, presença de familiares, convidados de outras Secretarias e da Rede Intersetorial. O Prefeito Sérgio Maia (PV), a Secretária de Assistência Social Roseane Andrade e outros secretários marcaram presença. Segundo a Coordenadora da instituição Renária Aguiar a “festa foi linda, preparada com muito carinho e decoração especial”, diz.


Vegetação verde em Aracatu

Imprimir PDF

A vegetação na zona rural de Aracatu, devido às chuvas, está bem verde. Vê-se árvores nativas, pasto verdes e muitas flores presentes. Esta foto, por exemplo, registrada na Fazenda Coqueiro ratifica o novo "visual" da paisagem da Caatinga.

Prefeitura construirá a praça Ceciliano Lima e Silva

Imprimir PDF

Hoje (17) pela manhã foi realizada a limpeza do terreno no qual a prefeitura de Aracatu construirá, com recursos próprios, a praça Ceciliano Lima e Silva, no bairro Alto Maron. O projeto estrutural, arquitetônico e paisagístico da mesma foi desenvolvido pelo Setor de Captação de Recursos e Coordenação de Projetos. Contém um parque infantil com areia, gangorra, balanço, escorregador e gira-gira, também quiosque, ponto de lixeira, luminárias e jardim. As árvores existentes serão mantidas e serão plantados dois coqueiros, além disso haverá passeios pavimentados atendendo às normas de acessibilidade e uma parte interior da praça será pavimentada. Tal obra é bem recepcionada pelos moradores da comunidade, posto que será um espaço de diversão, lazer, diálogos, já que promoverá aglomeração de vários públicos.

Vereadores votam contra Projeto de mudança de rubrica

Imprimir PDF

Hoje (12), na reunião da câmara de vereadores, às 14, teve como pauta: a segunda votação do Plano de Carreira dos Professores, a votação da mudança de rubrica orçamentária e a eleição para Presidente da Casa Legislativa. A votação do Plano de Carreira foi favorável por unanimidade. Já a questão da rubrica orçamentária foi acatada pelos 4 vereadores situacionistas (Branco Leite - PPS, Wilber Aguiar - PV, Silvane Pereira - PV e Jaime Barbosa - DEM) e não acatada pelos 5 vereadores oposicionistas (Zé de Sudário - PMDB, Harly Correia -PTN, Manuelito Cordeiro - PSD, Flores Barbosa - PR, Fátima Messias - PSD). Salienta-se que Manuelito, Flores e Fátima compuseram legislaturas anteriores e votaram em 100% (cem por cento) tal projeto, o que é ratificado nas leis Nº 413/2007, 431/2008, 456/2009, 473/2010, 484/2011, 496/2012. O texto de todas as leis é igual e diz o seguinte:

Art. 8º: Fica o Poder Executivo, respeitadas as demais prescrições constitucionais e nos termos da LEI Nº 4.320/64, autorizado abrir créditos adicionais suplementares até o valor correspondente a 100% (cem por cento) dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social com a finalidade de incorporar valores que excedem previsões constantes desta Lei, a título de reforço às dotações orçamentárias.

Já a Lei Nº 502/2013, que determina o Exercício Financeiro para 2014, foi aprovado apenas 20% e a Emenda Mod. Nº 05/2014, referente ao Exercício Financeiro para 2015, determina somente 10%.

 

"Acho isso uma falta de respeito com a população", diz Marquinho

Imprimir PDF

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve em Aracatu hoje (05) a fim de prestigiar a reunião da câmara de vereadores. Na mesma teria a segunda votação do Projeto de Lei nº 07/2014 (Sobre o Plano de Carreira do Magistério) e o Projeto de Lei nº 10/2014 (sobre o remanejamento de rubrica orçamentária). E como os 05 vereadores oposicionistas não compareceram, o parlamentar se posicionou contra tal postura e a criticou ferozmente. “Acho isso uma falta de respeito com a população. Os vereadores são eleitos para aprovar as leis que melhorem a qualidade de vida dos munícipes. E sem nenhuma explicação o Presidente fecha as portas da câmara e deixa o povo esperando. O Projeto 10/2014 está tramitando há vários meses para que o prefeito tenha condições de pagar os salários. Ele tenha o recurso na conta, mais na rubrica orçamentária precisa os vereadores aprovarem. Isto é matéria técnica. Eles pensam até que o prefeito quer o dinheiro para gastar em outras coisas. Ele vai ser impedido se os vereadores não votarem. Os vereadores tem que fazer jus ao salário que recebem e honrarem o mandato, pois foram eleitos para isso. Sem nenhuma explicação vão embora e a população fica esperando no sol quente. A população tá correta e deve dar o troco nas eleições que vem. Fui o mais votado em Aracatu em toda história e tenho que tá presente. Aquele que é candidato tem que cumprir suas funções, não é fechar a câmara e não dá resposta ao povo que irá resolver os problemas. Eles estão prejudicando a população”, diz.

"Este remanejamento seria para o pagamento de pessoas", diz Branco Leite sobre o PL nº 10/2014

Imprimir PDF

O Vereador situacionista, Branco Leite (PPS) explicou o provável motivo da ausência dos 05 vereadores oposicionistas na reunião de hoje (05) e defendeu a importância de aprovar o Projeto de Lei nº 10/2014. "Pela manhã, conversamos com os vereadores e eles disseram que estavam sofrendo ameaças, caso não aprovassem o Projeto e achavam que era melhor não ter a reunião. Foram para a Promotoria Pública denunciar as ameaças. O prefeito convocou a população para manifestar que fosse realizada a aprovação do Projeto de Lei, que fala do remanejamento de recurso de uma rubrica para outra para que o prefeito possa fechar suas contas. Este remanejamento seria para o pagamento de pessoas contratadas, empresas terceirizadas que contrataram pessoal da saúde, da educação e da guarda", finaliza.

Aracatu: População se revolta com ausência de vereadores na reunião da câmara

Imprimir PDF

A população de Aracatu, representada por diversos segmentos, a exemplo de agricultores, professores e outros funcionários públicos, manifestou sua revolta com 05 vereadores oposicionistas que não compareceram à reunião da câmara hoje (05), às 14h. Centenas de pessoas desejavam presenciar a sessão em que seria votado pela segunda vez o Projeto de Lei nº 07/2014, que institui o Plano de Carreira do Magistério Municipal. Esperavam também que fosse votado o Projeto de Lei nº 10/2014, cuja matéria trata da mudança de rubrica orçamentária para outro fim, uma vez que seria necessário para o gestor fechar as contas do exercício financeiro de 2014. Contudo, para decepção dos munícipes, os vereadores, que representa maioria, a saber: Flores Barbosa (PR), presidente; Fátima Messias (PSD), Zé de Sudário (PMDB), Harli Correia (PTN) e Manuelito Cordeiro (PSD), não compareceram e a câmara ficou fechada. Os presentes gritaram, proferiram discursos em carro de som e aclamaram que “vereadores manipulados jamais serão votados”. Segundo informações obtidas pelo AN, tais vereadores ausentes relataram foram ameaçados de retaliação caso não aprovassem o PL nº 10 e assim foram para o Ministério Público em Brumado relatar a situação.


Trator das Ass. Coqueiro, Salinas e L. Sertão chegou hoje (25)

Imprimir PDF

O trator, resultado de uma luta das associações dos pequenos produtores rurais de Coqueiro, Salinas e Lagoa do Sertão e da Corrente Renovar Para Crescer do Partido dos Trabalhadores, chegou hoje (25), na cidade, por volta das 12h. O trator foi concedido pelos deputados Zé Raimundo (PT) e Waldenor Pereira (PT), estadual e federal, respectivamente. O mesmo se encontra no Loteamento Bons Ares. As associações se reunirão esta semana para discutir a metodologia e as regras de trabalho com a máquina.

Branco Leite: "Temos consciência da resposta ao P. Carreira"

Imprimir PDF

O Vereador Branco Leite (PPS), na última reunião da câmara de vereadores, sexta-feira (21), se posicionou favorável à votação do Projeto de Lei que institui o Plano de Carreira do Magistério Municipal. Segundo ele “podemos votar de forma favorável aos anseios dos professores. Temos plena consciência de que na sexta-feira (28) daremos uma resposta positiva. E este Plano, se tornando Lei, nenhum gestor poderá ser contrário. Poderá ampliar e melhorá-lo. Os professores poderão lutar por mais direitos, mais garantias, já que isso é possível através de Lei suplementar”, finaliza.

Sec. Saúde realiza mobilização da Campanha Novembro Azul

Imprimir PDF

A Secretaria Municipal de Saúde de Aracatu promove uma mobilização em alusão a Campanha do Novembro Azul, com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Hoje (25), às 9h, profissionais de saúde estarão realizando atividades voltadas à saúde do homem, no quiosque ao lado da Secretaria de Assistência Social. Participe,  e vamos juntos na luta contra o Câncer de próstata.

Camp. Aracatuense

Fotos Eventos:

AN - Vídeos home

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Banner

Banner E: