Banner
Banner

Sábado (26) será o dia 'D' de vacinação contra a gripe

Imprimir PDF

A Secretaria Municipal de Saúde de Aracatu  comunica toda a população que o próximo sábado (26) será o dia “D” de vacinação contra a gripe. Todas as crianças de 6 meses à menores de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveisdeverão  comparecer as unidades de saúde para tomar a vacina. Os pontos de vacinação serão: Centro de Saúde, Secretaria de Ação Social, Escola da Rua Nova, Escola do São Félix e todas as Unidades de Saúde da Família da zona rural, em todos os locais citados das 8h às 16h30. Não deixe de levar o seu cartão de vacina.

Pedras serão retiradas do campo do Bate Bumba

Imprimir PDF

O Setor de Coordenação de Esportes, em visita aos campos de futebol da zona rural, de Aracatu-BA, constatou que no campo da Fazenda Bate Bumba, próximo à Lagoa de Sal, existem pedras que prejudicam o pratica esportiva. Na última quinta-feira (17), Josias Coqueiro, Coordenador de Esportes da prefeitura, esteve na localidade e garantiu a Elzo, responsável pelo campo, a retirada das pedras. Isso permitirá o nivelamento do ambiente e possibilitará maior segurança aos atletas. Este objetivo foi almejado por Elzo por mais de uma década e agora o mesmo manifesta sua felicidade com a conquista.

Será retomada discussão sobre implantação do Plano de Modernização da PM

Imprimir PDF

Com o encerramento da paralisação dos praças e oficiais, o Governo do Estado e representantes de entidades de policiais militares vão retomar as negociações para implantação do Plano de Modernização da PM. As conquistas anunciadas antes do movimento foram mantidas e houve consenso nos seguintes pontos: - aumento da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) dos praças na proporção de 25% para as funções administrativas, 45% para as operacionais, 65% para os motoristas e Regime de Tempo Integral (RTI) para os oficiais, com atualização da lei; - retirada para nova discussão da proposta do Código de Ética e rediscussão das propostas do Estatuto e Plano de Carreira; - rever os processos administrativos e disciplinares referentes à mobilização de 2012; - e regulamentar o artigo 92 do Estatuto dos Policiais Militares, nas bases a serem negociadas com o Governo do Estado, Associações e PM – o artigo trata dos auxílios alimentação, funeral, fardamento para alunos em formação, transporte e bagagem. Os pontos de consenso estão em um documento assinado por dirigentes de seis associações representativas da categoria, o comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro, e o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.

Preços das verduras aumentam

Imprimir PDF

Nos últimos dias os preços das verduras e frutas aumentaram significativamente. Entre os que tiveram maior aumento no valor estão o tomate, a batata, a cebola. Comumente, todos os anos, no período da Semana Santa, devido à procura, os preços costumam se elevar.

Prefeitura construirá Unidade Básica de Saúde

Imprimir PDF

A prefeitura de Aracatu-BA, através de convênio firmado com o Ministério da Saúde, por meio do PAC 2, construirá uma Unidade Básica de Saúde, na Rua Glicério Lima, no bairro Rua Nova. A UBS oferecerá atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia. Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica. Já existe uma empresa vencedora da licitação e a mesma deve iniciar a execução da obra em algumas semanas.

Programação da Semana Santa na Paróquia São Pedro

Imprimir PDF

A Semana Santa na Paróquia São Pedro de Aracatu-BA, conta com diversas atividades eclesiais, a saber:

Hoje (18) às 15h - haverá celebração da paixão de Cristo, no Salão paroquial; às 19h - ocorrerá a Via Sacra pelas ruas da cidade, saindo da Praça da Matriz;

Sábado (19) às 20h - haverá Vigília Pascal no Salão Paroquial;

Domingo (20) às 19:30 - terá a Missa da Páscoa, no Salão Paroquial.

Morre o Escritor García Márquez, vencedor do Nobel de Literatura

Imprimir PDF

Morreu o escritor colombiano Gabriel García Márquez , aos 87 anos, nesta quinta-feira (17). A notícia foi confirmada por uma fonte próxima ao escritor à agência Associated Press. Ele ficou internado com pneumonia e infecção respiratória na Cidade do México, onde morava, entre o fim de março e início de abril. García Márquez estava em casa e lutava contra um câncer linfático desde 1999.bGabo, como era conhecido, fez fama e fortuna misturando superstição, fantasia e realidade. Foi um dos maiores nomes de um gênero de literatura feito, ao mesmo tempo, para levantar a auto-estima dos latinos e denunciar as ditaduras da época.bNão precisou ir longe para abastecer a imaginação. O menino de Aracataca, uma cidade colombiana, cresceu cercado pelas historias do avô militar e pelos causos da avó tranquilina. Por pressão dos pais, encarou o curso de direito. Nunca terminou. O emprego de repórter o seduziu. Dava espaço para levar a vida de boêmia e se dedicar à literatura.

Escreveu sua grande obra: "Cem Anos de Solidão", que lhe rendeu o prêmio Nobel de Literatura, em outubro de 82. Entre seus títulos mais conhecidos, estão "Crônica de uma Morte Anunciada", "O Amor nos Tempos do Cólera", "Do Amor e Outros Demônios", “Ninguém Escreve ao Coronel”, “Relato de um Náufrago”. Informações G1.

PM poderá deliberar greve em assembleia na tarde de hoje

Imprimir PDF

Uma assembleia dos policiais militares, a ser realizada tarde desta terça-feira (15), no Wet’n Wild, em Salvador, poderá definir os rumos da possível greve. A categoria  discutirá a lei de modernização da PM, elaborada pelo governo do Estado e divulgada para as entidades na última quinta (10), e embora o  Presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), o vereador Marco Prisco (PSDB),  não confirme a greve, deixou “no ar” a insatisfação da categoria está propensa a interromper as atividades. Segundo Prisco, a tropa é quem vai decidir os rumos durante o encontro. Caso a lei seja aprovada, segundo o Governo do Estado,  o investimento será de R$ 45 milhões por ano na PM.

Associações Rurais conseguem Utilidade Pública Estadual

Imprimir PDF

A Associação Rural dos Pequenos Agricultores de Salinas e Região, de Aracatu-BA, cuja Presidenta é Iraci oliveira, conquistou seu título de Utilidade Pública Estadual, referendado pela Lei 12.968 de 20 de março de 2014, votada e aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, conforme ratifica a publicação no Diário Oficial do Estado. O título é uma luta antiga da entidade, junto com o deputado estadual Zé Raimundo (PT) e o documento facilitará a realização de convênios com o governo do Estado e outras entidades. Também foi contemplada com o título a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Lagoa da Pedra, cujo Presidente é José Portugal.

 

Aracatu: Comunicado sobre o IPTU 2014

Imprimir PDF

A Prefeitura Municipal de Aracatu-BA, através do Departamento de Arrecadação e Tributos, comunica a todos os contribuintes proprietários de imóveis urbanos neste município que os carnês estão sendo entregues. Quem ainda não recebeu seu carnê de pagamento de IPTU 2014, favor procurar o setor de tributos, situado na Praça Luiz Viana Filho, nº 74, Centro, munidos dos documentos dos imóveis para a retirada do Carnê e maiores esclarecimentos.

Ass. Gameleira dos Machados teve 29 aprovados no vestibular 2014

Imprimir PDF

A Associação Comunitária de Arte e Cultura Gameleira dos Machados, de Aracatu-BA, a qual executa o curso Pré-Vestibular Universidade Para Todos, no município, através de parceria firmada entre a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e a Secretaria de Educação da Bahia (Sec), teve 29 estudantes aprovados em diversos vestibulares em 2014. A entidade, por meio do Presidente e Coordenador do curso, Erivan Coqueiro, parabeniza a todos os estudantes pelo empenho, ao tempo que deseja sucesso aos novos acadêmicos. Também agradece aos professores/monitores, pelo trabalho dedicado, a equipe de apoio da UNEB, o apoio do Colégio Cândido e da prefeitura de Aracatu.

T. Edificações – IFBA – Brumado-BA
01- Cleriane Oliveira Lima (Sede)
02- Demes De Assis Souza – Também Enfermagem na Fainor (Vit. Conquista) (Fazenda Jardim)
03- Igor Silva Apariz (Fazenda Zacarias – Pedra)
04- Nathalia Oliveira Sousa (Sede)
05- Ricardo De Jesus Dias (Fazenda Pedra)
06- Ronaldo Silva Coqueiro (Fazenda Morro de Souza)
07- Fabiana Brito De Jesus – Farmácia, na UNEB (Salvador) e na Facsul (Itabuna, pelo Prouni) e Ciências Biológicas na UFBA (Vit. Conquista) - (Sede)
08- Noélia Teixeira Santos (Sede)

T. Informática – IFBA – Brumado-BA
09- Corina Da Silva Aguiar (Sede)
10- Dara De Jesus Santos (Fazenda Pedra)
11- Gizelle De Jesus (Fazenda Pedra)
12- Maria Sônia De Sousa Neris (Sede)
13- Maurisia Santos Cordeiro (Sede)
14- Sirnane Portugal Lima  (Sede)
15- Taliane Meneses Sousa (Sede)

T. Mineração - IFBA – Brumado-BA
16- Lalêsca Oliveira Pereira (Sede)
17- Junei Rocha Oliveira (Sede)
18- Luciene Estevam Dos Santos – Também Design e Moda na Fainor (Vit. Conquista) - (Sede)
19- Renara Oliveira Guimarães (Sede)
20- Sara De Sousa Santos (Sede)
21-Tatiane Landim Marinho Matias (Sede)

Letras – UNEB (Brumado-BA)
22- Uelton da Silva (Fazenda Morros)
23- Jaqueline Ferreira Nascimento (Sede)

Serviço Social - UNOPAR (Brumado-BA)
24- Fabrício Oliveira (Sede)
25- Cristiane de Amorim Santana (Sede)

Enfermagem
26- Geisiane Portugal Lima - Faculdade Metropolitana de São Paulo – SP (Sede);

Farmácia
27 - Tamilles da Silva Maia - Unoeste de Presid. Prudente-SP (Prouni) e Fainor de Vit. da Conquista-BA (Prouni) e Engenharia Agronômica, na UNEB (Salvador-BA) - (Sede)
28- Samara Aguiar - Também Medicina Veterinária, na UESC (Ilhéus-BA) - (Sede)

Psicologia

29- Brenda Luana de Assis Lima – Faculdade Maurício de Nassau ( Vit. Da Conquista) - (Sede)

Manhã de domingo sem energia na cidade

Imprimir PDF

Neste domingo (13) pela manhã a cidade inteira ficou sem energia, pois a Coelba trocou postes velhos por outros novos em alguns pontos e acrescentou novos acessórios em outros postes. Tal atividade visa compatibilizar a rede antiga à nova rede de iluminação que está sendo instalada nas principais praças da cidade (Ladislau Klener, Coronel Cândido e Alto Maron). A energia voltou a ser fornecida normalmente às 14:50.

Papa pede perdão por abusos sexuais cometidos por padres

Imprimir PDF

Os comentários improvisados de Francisco foram o mais recente sinal que ele se sensibilizou para a gravidade do escândalo dos abusos, após ser criticado por grupos que representam vítimas por uma suposta falta de atenção e compreensão sobre o dano que isso causou à Igreja e aos seus integrantes. No mês passado, o papa nomeou os primeiros integrantes de uma comissão que vai aconselhá-lo nas melhores práticas para combater abuso sexual na Igreja. O painel vai abordar o tema crítico de sanções a bispos que acobertam pedófilos.

O papa deu a declaração aos integrantes do Escritório Internacional Católico da Infância (Bice, na sigla em francês), uma rede francesa de organizações que protegem direitos de crianças. Sentado com eles em sua biblioteca nesta sexta, Francisco falou lentamente, deliberadamente e suavemente em seu nativo espanhol, desviando de seu texto preparado. "Me sinto impelido a tomar responsabilidade pessoal por todo o mal que alguns padres, muitos em número - embora não em comparação com a totalidade - em assumir responsabilidade pessoal e pedir perdão pelo dano que eles causaram pelo abuso sexual de crianças", disse o pontífice. Informações Estadão.

Camp. Aracatuense

Fotos Eventos:

AN - Vídeos home

You need Flash player 6+ and JavaScript enabled to view this video.

Banner

Banner E: